FERRAMENTAS LINUX: O trabalho no OpenGL Threading do Mesa vê espaço de memória muito reduzido para chamadas OpenGL

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

O trabalho no OpenGL Threading do Mesa vê espaço de memória muito reduzido para chamadas OpenGL

As otimizações de Desempenho no Mesa: Redução do Consumo de Memória com o Código ‘glthread’ da AMD”

Marek Olšák, um desenvolvedor veterano de código aberto na AMD, continua a surpreender após mais de uma década de trabalho oficial para a empresa. Desde os dias do R300g, ele tem sido um contribuidor independente de código aberto, e sua mais recente conquista está relacionada ao código “glthread” do Mesa.

Recentemente, Marek fez refinamentos significativos no código “glthread” do Mesa, focando em reduzir o consumo de memória. Em uma solicitação pull recente para o Mesa 24.1, ele explicou: “A maior mudança é a substancial diminuição do consumo de memória das chamadas GL. Em um caso extremo, o número de slots glthread gravados por quadro diminuiu em 51%, resultando em menos slots preenchidos por quadro.”

Essa otimização não apenas beneficia os drivers de código aberto da AMD, mas também todos os usuários do Mesa glthread. Além disso, o SPECViewPerf no Linux também colhe os frutos desse trabalho.

Aguardamos ansiosamente o lançamento do Mesa 24.1, previsto para abril, com essas melhorias no glthread e outras atualizações para os crescentes números de drivers OpenGL e Vulkan.





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário