Mike Blumenkrantz, um colaborador da Valve, é reconhecido por suas numerosas melhorias notáveis no Mesa ao longo dos anos, particularmente em relação ao Zink para a implementação do OpenGL-on-Vulkan no Mesa.
Nos últimos quatro anos, ele realizou várias otimizações de desempenho notáveis e outros projetos de código significativos para aprimorar o Mesa. Blumenkrantz escolheu seu último desafio, que parece estar centrado nas interfaces da Infraestrutura de Renderização Direta (DRI) do Mesa.
A Infraestrutura de Renderização Direta existe desde o final dos anos 90 para acessar as GPUs no servidor X.Org. O DRI foi crucial nos primeiros dias do OpenGL com aceleração de hardware. No entanto, hoje a situação é bastante diferente, estamos nos movendo além de um mundo X11 e as interfaces DRI se tornaram um obstáculo.
Blumenkrantz publicou um novo post no blog direcionado ao DRI e ao seu desafio de lidar com ele. Ele iniciou com uma solicitação pull que moveria os cabeçalhos da interface DRI para um subdiretório Gallium3D, com o objetivo final de removê-los completamente:
"Como @ajax disse, estamos em 2024 e não precisamos mais nos machucar distribuindo (ou versionando) esses cabeçalhos/interfaces. Eles podem ser simplesmente privados.
o que, claro, é o primeiro passo para excluí-los completamente"
Foi mencionado que o ChromeOS ainda está utilizando as interfaces DRI internamente no hardware AMD. No entanto, os engenheiros do Google estão trabalhando para se afastar disso e, se essa mudança de interface for adiada até o Mesa 24.2, eles deverão ter tempo para resolver o problema. Estamos ansiosos para ver como será esta última jornada de programação de Blumenkrantz.
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário