FERRAMENTAS LINUX: Foi mescada para o Kernel Linux a ativação da CPU AMD Zen 5 “Znver5” para o GCC 14

segunda-feira, 18 de março de 2024

Foi mescada para o Kernel Linux a ativação da CPU AMD Zen 5 “Znver5” para o GCC 14

 



AMD Zen 5: O suporte ao Compilador GCC agora está disponível 


Em fevereiro, a AMD anunciou o suporte para a habilitação do compilador GCC para Zen 5 com o novo alvo “znver5” antes do lançamento. Desde então, houve uma expectativa silenciosa para ver esse suporte integrado antes da próxima versão estável do GCC 14. Hoje, temos o prazer de anunciar que a ativação do processador AMD Zen 5 foi finalmente integrada ao GCC Git, a tempo para a versão estável do GCC 14.1 que será lançada nas próximas semanas.

É uma grande conquista para a AMD ter recebido a ativação do processador Zen 5 antes do lançamento de qualquer produto Ryzen ou EPYC, e ter conseguido fazê-lo a tempo para o grande lançamento anual do recurso GNU Compiler Collection. Como mencionado anteriormente, o patch do compilador confirma que o Zen 5 adiciona instruções AVXVNNI, MOVDIRI, MOVDIR64B, AVX512VP2INTERSECT e PREFETCHI, além dos recursos do processador Zen 4.

A novidade de hoje é que o patch foi aceito na base de código do compilador upstream GCC, a tempo para o lançamento estável do GCC 14. Este commit tem o suporte inicial -march=znver5 pronto para ser lançado antes do envio dos processadores AMD Zen 5 nos próximos meses. Por enquanto, o suporte Znver5 mantém a tabela de custos Zen 4, enquanto a AMD fornecerá ajustes adicionais e otimizações adicionais em patches subsequentes.

Fique ligado para mais atualizações sobre o suporte ao compilador GCC para o AMD Zen 5!










Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário