FERRAMENTAS LINUX: O Driver Intel Vulkan chega com o suporte ao Descriptor Buffer para reduzir a sobrecarga da CPU de jogos no Linux

segunda-feira, 4 de março de 2024

O Driver Intel Vulkan chega com o suporte ao Descriptor Buffer para reduzir a sobrecarga da CPU de jogos no Linux

 

A Intel avança no suporte a jogos Linux com a nova extensão VK_EXT_descriptor_buffer

Em novembro de 2022, a extensão VK_EXT_descriptor_buffer foi lançada publicamente com o Vulkan 1.3.235. Agora, o driver Mesa “ANV” de código aberto da Intel finalmente incorporou o suporte para esta extensão. Esta extensão Vulkan é crucial para reduzir a sobrecarga da CPU em jogos Linux e outros cenários.

Poucos dias após a introdução da extensão, surgiram patches para o driver RADV, com o VK_EXT_descriptor_buffer sendo usado pelo VKD3D-Proton. Desde o lançamento v2.8, o VKD3D-Proton tem utilizado essa extensão para eliminar “uma grande quantidade de sobrecarga da CPU”. O Zink também adotou a extensão para reduzir a sobrecarga da CPU. A extensão VK_EXT_descriptor_buffer permite que os descritores acessíveis ao shader sejam colocados diretamente na memória, tornando os dados do descritor mais explícitos.

Desde março de 2023, houve uma solicitação de mesclagem para adicionar suporte ao VK_EXT_descriptor_buffer ao ANV. Na semana passada, o suporte para esta extensão foi finalmente incorporado ao Mesa 24.1 do próximo trimestre. O suporte foi testado com sucesso em hardware gráfico DG2/Alchemist Arc Graphics, Tigerlake, Icelake e Gen9. Este é um grande avanço - embora possivelmente um pouco atrasado - para as perspectivas de jogos com o Arc Graphics Linux da Intel. Mantenha-se atualizado para mais novidades!






Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário