Pacman 6.1: A nova atualização do gerenciador de pacotes do Arch Linux traz novos recursos
Dois anos após o lançamento do Pacman 6.0, o gerenciador de pacotes do Arch Linux, o Pacman 6.1 foi lançado com a promessa de “já faz um tempo…”. Esta nova versão traz uma série de novidades.
A principal delas é a introdução dos servidores de cache. Como o nome sugere, esses servidores serão testados antes de buscar pacotes de qualquer outro servidor. Eles podem ser especificados através da opção “CacheServer” em pacman.conf. Este recurso deve ser particularmente útil para aqueles com grandes implantações do Arch Linux.
O Pacman 6.1 também traz melhorias na opção --sysroot, adiciona um campo de dados estendido para dados de pacotes arbitrários, oferece uma saída mais informativa ao encontrar pacotes corrompidos ou conflitos de arquivos, e aprimora o suporte ao Web Key Directory (WKD). Além disso, o manuseio de cabeçalhos de download malformados foi aprimorado, assim como várias melhorias no makepkg.
No lado do makepkg, o Pacman agora suporta LTO configurável, uma variável de ambiente “GITFLAGS” para personalizar checkouts, suporte de soma de verificação para fontes Git/Mercurial/Bzr, suporte aprimorado de remoção e depuração de pacotes, entre outras melhorias.
Para downloads e mais detalhes sobre a versão do Pacman 6.1 para o gerenciamento de pacotes do Arch Linux, visite o GitLab do ArchLinux.org
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário