No ano passado, o kernel Linux passou por uma grande limpeza de código, com foco na remoção do suporte para hardware obsoleto que não estava mais sendo mantido ativamente.
Uma dessas iniciativas foi a remoção do suporte não utilizado para as CPUs SPARC de 32 bits das antigas estações de trabalho Sun.
Os patches para essa remoção foram atualizados recentemente e estão atualmente em revisão.
Sam Ravnborg submeteu um conjunto de 28 patches para a segunda revisão, com o objetivo de remover o código Sun4m e Sun4d do kernel Linux principal. A remoção dessas antigas CPUs SPARC de 32 bits resultou na eliminação de 11 mil linhas de código não mantido da base de código do kernel.
No entanto, essa série de patches não remove completamente o suporte SPARC de 32 bits. Ela mantém o suporte necessário para os processadores Frontgrade Gaisler LEON3, que são CPUs SPARC de 32 bits ainda em uso com o kernel Linux upstream. Com a remoção do código, o Sun4D “Dragon”, que era avançado para sua época no início dos anos 90 com o SPARCserver 1000 e SPARCcenter 2000, agora é considerado obsoleto. O Sun4M, uma variante multiprocessador do Sun-4, também é uma relíquia dos dias do SunOS 4.1+ e Solaris 2.
"As partes sun4m e sun4d do kernel não têm recebido atenção real há vários anos. Da última vez, algumas pessoas se manifestaram, mas foi por causa de um projeto pessoal ou por nostalgia. É hora de abandonar as partes de sparc32 que, na realidade, não estão mais em uso.
A remoção do suporte sun4m e sun4d permitiu a remoção do patch de tempo de execução do código, bem como de muito código assembler. O resultado é um código assembler muito mais limpo e mais fácil de entender, manter e estender."
Você pode encontrar mais detalhes sobre este último trabalho de remoção de código Sun4M/Sun4D para o kernel no LKML
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário