Prepare-se para uma experiência aprimorada com o Wayland! A atualização mais recente, Wayland Protocols 1.34, lançada na última quarta-feira, traz consigo três protocolos de staging inovadores, projetados para levar as capacidades do Wayland a novos patamares.
A atualização 1.34 do Wayland Protocols introduz os protocolos xdg-toplevel-drag, xdg-dialog e linux-drm-syncobj. O xdg-toplevel-drag, um avanço significativo, foi projetado para revolucionar a funcionalidade de arrastar e soltar no Wayland. Ele permite a anexação de uma janela de nível superior a um arrasto, abrindo caminho para a criação de barras de ferramentas destacáveis, abas de navegador e muito mais.
O xdg-dialog, por sua vez, permite a definição de dicas específicas de diálogo em um nível superior. Já o linux-drm-syncobj é uma ferramenta poderosa para suportar a sincronização explícita de buffers usando objetos de sincronização DRM.
Jonas Ådahl, o cérebro por trás do Wayland Protocols 1.34, descreve os novos protocolos de staging da seguinte maneira:
xdg-toplevel-drag: Este protocolo eleva o arrastar e soltar a um novo patamar, permitindo a anexação de uma janela de nível superior a um arrasto. Isso pode ser usado para implementar, por exemplo, barras de ferramentas destacáveis e comportamento de arrasto de abas de navegador que podem ser vistos em outras plataformas.
xdg-dialog: Este protocolo permite definir dicas específicas de diálogo em um nível superior, mais especificamente marcando-as como modais.
linux-drm-syncobj: Este protocolo permitirá a sincronização explícita de buffers usando objetos de sincronização DRM. Embora seja um protocolo que é improvável que seja amplamente utilizado diretamente por aplicativos e kits de ferramentas, é um importante bloco de construção para aprimorar os drivers Vulkan e OpenGL.
Essas são apenas algumas das adições notáveis desta atualização do Wayland Protocols. Mantenha-se atualizado para mais inovações e atualizações do Wayland!
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário