O Fedora 41, agendado para lançamento no segundo semestre de 2024, está se preparando para uma grande atualização.
O Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo) deu sinal verde para a inclusão do RPM 4.20, uma atualização que promete revolucionar o formato de embalagem que já é amplamente adotado.
A grande novidade do RPM 4.20 é o seu foco em aprimorar o empacotamento automático. Ele introduz um sistema de construção declarativo, um projeto que vem sendo aperfeiçoado nos últimos quatro anos. Este sistema promete simplificar a vida dos empacotadores, reduzindo a redundância nos trechos de empacotamento para sistemas de compilação comuns. Isso significa que muitos códigos repetitivos nos arquivos de especificação RPM serão eliminados, graças ao suporte declarativo ao sistema de construção.
Mas as inovações do RPM 4.20 não param por aí. Ele também traz argumentos de scriptlet de acionamento de arquivo, suporte para gerações de dependências específicas locais, diretórios garantidos por compilação, uma API de plug-in pública e um maior isolamento de scriptlet de instalação, entre outras melhorias.
A versão Alpha do RPM 4.20 foi lançada em 5 de abril, e a versão estável deve chegar bem antes do lançamento do Fedora 41 em outubro.
Para mais detalhes sobre as futuras melhorias do RPM, confira a proposta de mudança aprovada pela FESCo para o RPM 4.20 no Fedora 41 no Fedora Wiki. Esta atualização promete ser um marco na evolução do empacotamento, e estamos ansiosos para vê-la em ação no Fedora 41!
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário