No ano passado, o Nouveau recebeu suporte para execução com o firmware NVIDIA GSP e suporte acelerado inicial da série GeForce RTX 40.
No entanto, uma reviravolta inesperada ocorreu quando Ben Skeggs, da Red Hat, renunciou ao cargo de mantenedor do driver do kernel Nouveau. A surpresa não para por aí: este desenvolvedor de longa data do driver Nouveau de código aberto agora faz parte da equipe da NVIDIA Corp e continua a contribuir para o driver gráfico Linux de código aberto.
A notícia de que Ben Skeggs agora está na NVIDIA é surpreendente, tanto pelo fato de ele ter se juntado à gigante verde, quanto por continuar a trabalhar oficialmente no driver Nouveau. Skeggs tem estado envolvido no projeto Nouveau por mais de uma década.
Após meses de ausência nos acontecimentos de desenvolvimento de drivers Nouveau, Skeggs retornou à cena com um conjunto impressionante de 156 patches. Esta série de patches é uma continuação do trabalho de habilitação do firmware Nouveau GSP e traz uma limpeza significativa do código. O objetivo principal é substituir a interface semelhante a ioctl entre o NVKM e o driver Nouveau DRM por chamadas mais diretas, reduzindo a sobrecarga do driver e a complexidade da cadeia de chamadas. Este processo também resultou em uma limpeza considerável do código, afetando cerca de dez mil linhas.
E o mais interessante é que esta grande série de patches foi enviada a partir do novo endereço de e-mail comercial de Skeggs na NVIDIA.
Embora a NVIDIA já tenha seus drivers de kernel abertos (fora da árvore), ninguém esperava ver Ben Skeggs na NVIDIA, muito menos continuar contribuindo diretamente para o Nouveau. Estamos ansiosos para ver o que o futuro reserva!
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário