Prepare-se para uma revolução na construção de pacotes com o lançamento do Fedora 41.
Este lançamento está focado em garantir a construção de pacotes mais reproduzíveis, graças a um programa Rust chamado add-determinism.
O Fedora 41 está trabalhando para garantir que os binários de software não sejam alterados, uma tendência que tem sido observada em lançamentos recentes do Fedora e em todo o ecossistema de código aberto. O programa add-determinism ajuda a padronizar os metadados contidos em arquivos binários ou de origem para garantir consistência.
Além disso, o Fedora 41 está tomando medidas para garantir que não interfira com outros processadores pós-construção do buildroot, como mangle-shebangs, python-hardlink, python-bytecompile. Este é um grande passo para fornecer mais determinismo para a construção de pacotes Fedora, ajudando no esforço de construções reproduzíveis.
A proposta de mudança ainda precisa ser aprovada pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo), mas dada toda a conversa atual sobre a segurança da cadeia de suprimentos de software e construções reproduzíveis, é provável que essa mudança seja bem recebida.
Para mais detalhes sobre o processador pós-Rust add-determinism para redefinir campos de metadados, você pode encontrar o projeto no GitHub. Atualmente, existem processadores para ar, jar, javadoc e arquivos pyc1.
Prepare-se para uma nova era na construção de pacotes com o Fedora 41!
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário