Diante das recentes mudanças no licenciamento do software Redis, o Fedora está considerando a substituição do Redis pelo novo projeto Valkey. Esta mudança tem potencial para redefinir o cenário do software de código aberto.
1- A Mudança do Redis para Valkey: Devido à transição do Redis para um modelo de licenciamento de fonte dupla, muitos na comunidade de código aberto estão migrando do Redis upstream para novos forks como Redict ou Valkey. Valkey, apoiado pela Linux Foundation e grandes organizações como Amazon/AWS, Google e Oracle, emergiu como uma alternativa de código aberto ao Redis.
2- A Proposta do Fedora: Jonathan Wright, do Fedora, iniciou uma proposta para substituir o Redis pelo Valkey. A mudança visa manter a compatibilidade com os princípios do Software Livre e de Código Aberto (FOSS), potencialmente preservando a liberdade dos usuários para modificar e redistribuir o software sob os mesmos termos.
3- O Plano para o Fedora 41: O plano para o Fedora 41 é substituir o Redis pelo Valkey. Aqueles que atualmente têm o Redis instalado veriam uma migração transparente para o Valkey usando o pacote de compatibilidade “valkey-compat”.
O Comitê de Engenharia e Direção do Fedora está avaliando a mudança e deu um prazo de duas semanas para a conclusão do trabalho de empacotamento de compatibilidade do Valkey.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário