FERRAMENTAS LINUX: Suporte do Ubuntu para o Lenovo ThinkPad X13s Gen1 baseado em Arm: Onde estamos agora

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Suporte do Ubuntu para o Lenovo ThinkPad X13s Gen1 baseado em Arm: Onde estamos agora

 


Infelizmente, os planos para o suporte oficial ao laptop Lenovo ThinkPad X13s Gen1 baseado em Arm no Ubuntu 24.04 LTS não se concretizaram como esperado. 

No entanto, há um raio de esperança com o suporte semi-funcional disponível para rodar o Ubuntu 24.04 neste laptop alimentado pelo Qualcomm Snapdragon 8cx Gen3.

O desenvolvedor do Ubuntu, Juerg Haefliger, tem se dedicado ao esforço para trazer o Ubuntu para o laptop Lenovo ThinkPad X13s Gen1. Este laptop e o SoC Snapdragon 8cx Gen3 têm visto muito trabalho sendo incorporado ao código principal e várias distribuições Linux estão de olho no suporte para este laptop, dado sua disponibilidade robusta e ser um excelente produto da Lenovo. Grande parte do trabalho já foi incorporada ao código principal há meses, mas ainda há algum trabalho em andamento.

Em uma nova postagem de status, Juerg menciona que o kernel Linux 6.8 do Ubuntu 24.04 está em boa forma para este laptop/SoC no geral. Há um novo pacote “ubuntu-x13s-settings” para fornecer configurações específicas do X13s atualmente em um PPA. No entanto, os atuais ISOs de instalação do Ubuntu 24.04 estão quebrados neste laptop, então, por enquanto, você precisa usar os ISOs de instalação do Ubuntu 23.10 mais antigos e depois atualizar.

Se você optar por instalar o Ubuntu 23.10 em um Lenovo ThinkPad X13s Gen1 e depois atualizar para o Ubuntu 24.04, alguns dos problemas conhecidos são a câmera da web não funcionando, o volume do áudio é baixo, a hibernação e a suspensão de menor consumo de energia não funcionam, a virtualização não funciona, e outros recursos como o TPM e o leitor de impressões digitais provavelmente não funcionam.

Esperamos ver um melhor suporte do Ubuntu Linux no laptop ThinkPad X13s em breve, bem como nos vários outros laptops Arm interessantes que chegarão ao mercado nos próximos meses.




Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário