Não deve ser confundido com o “Beefy Miracle” do Fedora de uma década atrás, mas uma nova proposta chamada Fedora Miracle foi apresentada para o ciclo de desenvolvimento agora aberto do Fedora 41.
A proposta do Fedora Miracle é sobre a criação de uma versão do Fedora que apresenta o gerenciador/compositor de janelas Miracle. O Miracle é um Wayland Compositor construído no Mir da Canonical. A versão do Miracle-WM 0.2 foi lançada recentemente para este compositor Wayland, aproveitando o Mir.
A proposta de mudança do Fedora destaca os benefícios do Fedora Miracle como: "O Miracle Window Manager é um gerenciador de janelas lado a lado baseado na biblioteca do compositor Mir. Contém muitos recursos úteis, como um algoritmo manual de mosaico, suporte a gerenciador de janelas flutuantes, suporte para muitos protocolos Wayland, suporte ao driver proprietário da Nvidia e muito mais. Os usuários estão cada vez mais interessados em usar o Miracle em vários sistemas.
O objetivo do Fedora Miracle é construir uma experiência de janela lado a lado completa e elegante dentro do ecossistema Fedora. Experiência Wayland construída com suporte para todos os tipos de plataformas, incluindo dispositivos ARM e x86 de baixo custo. Além disso, o Fedora será a primeira distribuição a fornecer uma versão baseada em Miracle."
A proposta ainda precisa ser votada pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo), mas é provável que seja aprovada, já que novas versões do Fedora são normalmente bem-vindas.
O lançamento estável do Fedora 41 está previsto para o final de outubro.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário