O DTrace, outrora um recurso muito desejado do Solaris pelos desenvolvedores do Linux, evoluiu ao longo do tempo com a melhoria dos recursos de rastreamento do kernel Linux.
A Oracle tem oferecido suporte ao DTrace no Linux há anos, e agora, a versão mais recente, DTrace 2.0.0-1.14, foi lançada.
Esta nova versão representa uma década de trabalho da Oracle no DTrace para Linux. Com o DTrace 2.0 agora confinado a um aplicativo de espaço de usuário independente, ele aproveita os recursos nativos do kernel, refletindo as habilidades de rastreamento nativas aprimoradas do Linux.
O novo DTrace 2.0.0-1.14 traz uma funcionalidade quase “completa de recursos” em comparação com a implementação anterior baseada em kernel do DTrace para Linux 1.2. Ele apresenta o provedor IO implementado, a ação print() em vigor, várias outras funções implementadas, inúmeras correções de bugs e muitas outras mudanças.
A Oracle anunciou: “Temos o prazer de anunciar a disponibilidade da versão de desenvolvimento mais recente do DTrace para Linux (2.0.0-1.14). Esta nova versão é baseada no BPF e em outros recursos de rastreamento do kernel Linux e é implementada inteiramente como um aplicativo de espaço do usuário.”
O desenvolvimento do código DTrace 2.0 continua no GitHub, com o objetivo de disponibilizar o conjunto completo de recursos do DTrace usando os recursos existentes do kernel.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário