FERRAMENTAS LINUX: Explicit Sync Protocol : A Solução para os Problemas da GPU NVIDIA no Wayland

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Explicit Sync Protocol : A Solução para os Problemas da GPU NVIDIA no Wayland

 

Se você é um usuário do Linux e já se perguntou por que alguns estão enfrentando problemas com a GPU NVIDIA no Wayland enquanto outros não, temos a resposta para você. 

Xaver Hugl, desenvolvedor do KDE, recentemente explicou como o protocolo de sincronização explícita está prestes a resolver esses problemas.

A sincronização explícita, recentemente incorporada aos protocolos Wayland, é um novo protocolo baseado em objetos de sincronização DRM. Ele permite que os aplicativos informem explicitamente ao driver gráfico, kernel ou compositor do espaço do usuário quando a renderização é concluída.

Anteriormente, a renderização não era imediata. Este método, conhecido como “sincronização implícita”, envolve aplicativos que gravam uma lista de comandos com os drivers OpenGL ou Vulkan para execução da placa gráfica. Isso pode levar a problemas que alguns usuários estão enfrentando com NVIDIA e Wayland.

Com a implementação da sincronização explícita, essas sincronizações “acidentais” serão eliminadas. Além disso, Xaver Hugl afirma que isso aumentará o desempenho, reduzindo o trabalho que os drivers têm que fazer, pois os aplicativos os informarão diretamente, em vez de ter que descobrir as dependências das tarefas a partir de uma lista de comandos.

Portanto, em resumo, o protocolo de sincronização explícita é algo que os usuários da GPU NVIDIA devem ficar de olho este ano. 

Ele está sendo implementado nos compositores Wayland, no driver proprietário da NVIDIA e no Xwayland, com o objetivo de finalmente satisfazer todos os usuários e encorajar a adoção do Wayland entre os usuários da NVIDIA.





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário