O driver Hardware Feedback Interface (HFI) da Intel está se preparando para operar com maior eficiência no kernel Linux 6.10 neste verão.
Os patches do kernel Linux para o driver Intel HFI, mencionados em fevereiro, ativam o driver HFI apenas quando ele está sendo usado com um componente de software de usuário, como o Intel Speed Select ou o Intel Low Power Daemon.
Isso economiza “toneladas de ciclos de CPU”, de acordo com os engenheiros da Intel.
A interface de feedback de hardware da Intel comunica informações de capacidade de desempenho/eficiência energética em cada núcleo da CPU ao sistema operacional. Isso é particularmente importante para processadores Intel Core recentes que empregam um design híbrido.
Os patches para ativar o Intel HFI apenas quando necessário foram enfileirados no ramo “linux-next” do subsistema de gerenciamento de energia na semana passada. Com o código atingindo esse marco, ele está destinado à próxima janela de mesclagem (v6.10).
“O HFI é ativado e desativado quando o manipulador de espaço do usuário está presente. Por exemplo, habilite o HFI quando o intel-speed-select ou o Intel Low Power daemon estiverem em execução e assinando eventos de netlink térmico. Quando os manipuladores de espaço do usuário saem ou removem a assinatura para eventos de netlink térmico, desative o HFI.”
Por enquanto, ele está no branch linux-next do Linux-pm.git antes da abertura da janela de mesclagem 6.10 em maio.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário