Os engenheiros da Intel estão reformulando o manuseio do modelo de CPU Intel para Linux. Desde meados dos anos 90, a “Família 6” tem sido a base, com a revisão do ID do modelo ocorrendo apenas com novas gerações de microarquitetura. Agora, a era da Família 6 está chegando ao fim, levando a muitos patches do Linux para abordar suposições no código do kernel.
Os engenheiros do Linux na Intel têm trabalhado para corrigir muitas verificações de modelo de CPU dentro do kernel. Anteriormente, essas verificações comparavam apenas o ID do modelo, mas agora também incorporam o ID da família nas comparações.
Esses patches, que mudam a forma como os modelos de CPU Intel são definidos e verificados, estão prestes a ser lançados com o próximo ciclo do kernel Linux 6.10. Os patches começaram a ser enfileirados na branch TIP.git x86/cpu e, se tudo correr bem, serão enviados para a janela de mesclagem do Kernel Linux 6.10 no próximo mês.
Para o usuário final, não haverá nenhuma diferença perceptível. No entanto, com as CPUs Intel após Lunar Lake e Clearwater Forest (as CPUs Intel mais recentes com suporte upstream para Linux atualmente e ainda indicando a Família 6), provavelmente veremos o fim da “Era da Família 6” da Intel.
A janela de mesclagem do Linux 6.10 será aberta em meados de maio, após o lançamento estável do kernel v6.9.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário