No ano passado, um desenvolvedor independente deu um passo ousado no mundo dos drivers de código aberto. Vitaliy Kuzmin, também conhecido como “Triang3l”, assumiu a tarefa de desenvolver o “Terakan”, um driver Vulkan para as antigas GPUs da série Radeon HD 6000.
Embora essas GPUs pré-GCN nunca tenham recebido suporte oficial de driver Vulkan da AMD, o desejo de Kuzmin de superar esse desafio resultou em alguns avanços notáveis.
Kuzmin tem dedicado muito tempo para fazer as GPUs Radeon HD série 6000/TeraScale funcionarem com Vulkan, aproveitando a base de código Mesa. Em uma reviravolta surpreendente, ele demonstrou seu driver Vulkan em ação no Microsoft Windows com uma antiga GPU Radeon HD 6800 series (Barts) neste fim de semana.
Embora seja uma conquista técnica impressionante e um marco de engenharia, o impacto prático é limitado. As GPUs AMD Radeon foram lançadas há 13 anos e, embora agora tenham um driver Vulkan, isso não significa que elas serão capazes de lidar eficientemente com jogos e cargas de trabalho modernas. Softwares que suportam várias APIs/renderizadores provavelmente terão um desempenho melhor com drivers OpenGL bem ajustados (ou DirectX no Windows).
A AMD descontinuou o suporte ao driver do Windows para a série Radeon HD 6000 em 2016 com o Windows 10 para seu Radeon Software Crimson Edition Beta. Isso deixou a pilha de drivers da AMD no Windows para essas GPUs antigas em um estado precário. No entanto, o Terakan no Linux permite que os usuários executem o kernel upstream mais recente e mantenham o suporte ao driver Mesa, em vez de depender de uma pilha de drivers de oito anos.
No final das contas, o trabalho de Kuzmin é um testemunho do que pode ser alcançado com drivers de código aberto. Ele realizou algo que a AMD nunca fez oficialmente - habilitar o Vulkan em GPUs da era TeraScale.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário