O driver gráfico do kernel Linux AMDGPU está se preparando para habilitar um novo bloco de propriedade intelectual de hardware (IP) pela primeira vez: o ISP.
Três patches postados na quarta-feira introduzem o bloco de hardware ISP neste driver gráfico de kernel AMD Radeon de código aberto. ISP, neste caso, é presumivelmente para Processamento de Sinal de Imagem. Em uma das mensagens do patch, este novo bloco ISP da AMDGPU é descrito como: “Adicione o driver isp no amdgpu para suportar o dispositivo ISP nos APUs que suportam o bloco IP do ISP. O bloco de hardware ISP é usado para operações de pré e pós-processamento da câmera frontal.”
Isso sugere que os próximos laptops AMD Ryzen poderiam ter uma integração mais estreita entre os gráficos AMD e a câmera da web para um processamento de imagem mais acelerado pela GPU.
Esta é a primeira vez que o driver AMDGPU Linux está vendo qualquer tipo de suporte de hardware ISP. As versões iniciais do bloco de hardware ISP são v4.1.0 e v4.1.1. Dada a introdução do hardware ISP com a versão “4” e o momento desses patches, é bastante possível que essa integração mais estreita da câmera da web ISP com os gráficos AMD esteja chegando para futuros laptops AMD Ryzen com gráficos RDNA4.
De qualquer forma, os patches do ISP estão disponíveis agora para revisão. Dado o momento, eles provavelmente não serão mesclados até o ciclo Linux v6.11, a menos que sejam inseridos como parte das correções para a janela de mesclagem iminente v6.10. Os patches em si não revelam outros detalhes notáveis e, sim, este bloco de hardware exigirá blobs de firmware adicionais.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário