As alterações no driver acelerador Intel iVPU para a próxima janela de mesclagem do Linux 6.10 foram submetidas, avançando o suporte à Unidade de Processamento Neural (NPU) encontrada desde o lançamento do Meteor Lake com CPUs de notebook Intel Core Ultra.
Este driver iVPU/NPU no Linux 6.10 traz algumas novidades notáveis.
Novos recursos no driver acelerador Intel NPU para Linux 6.10
- Suporte ao agendador de hardware: O driver acelerador Intel NPU está adicionando suporte ao agendador de hardware, mas por enquanto está desativado por padrão. Este agendador de hardware, descrito como um recurso do lado do firmware, pode não ser encontrado em todas as gerações de hardware e versões de firmware. Ele está desativado por padrão e depende do parâmetro do módulo “ivpu.sched_mode=1” para ser definido para aproveitar o agendador de hardware onde suportado, em vez de depender do agendador do sistema operacional. O agendador de hardware NPU deve ser mais eficiente e potencialmente oferecer melhor desempenho do que o agendador de software do driver para trabalhos NPU.
-Suporte inicial ao perfilamento: Outro novo recurso para o Intel NPU no Linux 6.10 é a adição de suporte inicial ao perfilamento. O driver iVPU está fornecendo uma API de perfilamento de Metric Streamer baseada em tempo para o espaço do usuário, permitindo que as ferramentas do espaço do usuário consultem as métricas NPU expostas pelo firmware.
-Exposição do tempo de ocupação do NPU: Um terceiro novo recurso para o Linux 6.10 é a exposição de um arquivo “npu_busy_time_us” via sysfs que permite relatar ao espaço do usuário a quantidade de tempo gasto pelo NPU executando trabalhos. Por sua vez, este novo arquivo sysfs pode ser aproveitado pelo espaço do usuário para monitorar a utilização do dispositivo NPU.
Todas essas alterações no driver de kernel de código aberto Intel NPU foram submetidas como parte desta série de patches para o DRM-Next antes da próxima janela de mesclagem do Kernel Linux 6.10.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário