Na semana passada, foi enviado o principal pull request para o Btrfs no Linux 6.10, que trouxe algumas otimizações de desempenho.
Hoje, um conjunto secundário de mudanças foi mesclado para este sistema de arquivos CoW (Copy-on-Write), reintroduzindo a opção de montagem "norecovery".
A opção de montagem "norecovery" do Btrfs havia sido descontinuada por um tempo antes de ser removida no Linux 6.8. No entanto, diversos projetos de espaço de usuário dependiam da opção "norecovery" e não haviam migrado para a opção preferida do Btrfs, "rescue=nologreplay". Isso causou problemas em sistemas como o systemd e o YaST. Portanto, a opção "norecovery" está sendo reintroduzida para evitar falhas no espaço de usuário, sendo apenas um alias para a opção "rescue=nologreplay".
A opção "norecovery" do Btrfs é utilizada para não tentar nenhuma recuperação de dados no momento da montagem, desativando o replay de logs e outras operações de escrita. Embora a "norecovery" tenha sido descontinuada no Linux 5.11 e removida apenas no Linux 6.8, o software de espaço de usuário começou a encontrar erros ao tentar usar essa opção eliminada ao montar um sistema de arquivos Btrfs sem nenhuma escrita. Outros sistemas de arquivos também oferecem suporte à opção "norecovery"
Para evitar essa confusão e problemas no espaço de usuário, a opção "norecovery" está sendo reintroduzida no Git do Linux 6.10 e também está marcada para backporting nos kernels Linux 6.8 e 6.9
Tudo isso foi resolvido com o pull request de hoje para o Btrfs.
Essas mudanças reforçam a flexibilidade e a compatibilidade do sistema de arquivos Btrfs no Kernel Linux 6.10, garantindo que os usuários não enfrentem interrupções devido à remoção de opções de montagem previamente utilizadas. A reintrodução da opção "norecovery" demonstra o compromisso contínuo com a estabilidade e a usabilidade do sistema de arquivos.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário