O driver EC do Framework Laptop para Linux está sendo preparado, com um driver de monitoramento de hardware (sub-sistema HWMON) do ChromeOS EC também sendo revivido, melhorando o suporte para os laptops Framework no Linux.
Novidades no driver EC do Framework Laptop
O driver acelerador Intel NPU está adicionando suporte ao agendador de hardware, mas por enquanto está desativado por padrão. Este agendador de hardware pode ser mais eficiente e potencialmente oferecer melhor desempenho do que o agendador de software do driver para trabalhos NPU.
Outro novo recurso para o Intel NPU no Linux 6.10 é a adição de suporte inicial ao perfilamento. O driver iVPU está fornecendo uma API de perfilamento de Metric Streamer baseada em tempo para o espaço do usuário, permitindo que as ferramentas do espaço do usuário consultem as métricas NPU expostas pelo firmware.
Um terceiro novo recurso para o Linux 6.10 é a exposição de um arquivo “npu_busy_time_us” via sysfs que permite relatar ao espaço do usuário a quantidade de tempo gasto pelo NPU executando trabalhos. Por sua vez, este novo arquivo sysfs pode ser aproveitado pelo espaço do usuário para monitorar a utilização do dispositivo NPU.
Todas essas alterações no driver de kernel de código aberto Intel NPU foram submetidas como parte desta série de patches para DRM-Next antes da próxima janela de mesclagem do Linux 6.10.
A nova documentação do firmware AMD MES está disponível publicamente em GPUOpen.com
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário