Recentemente, um relatório de bug do LLVM destacou um problema de desempenho ao otimizar para a CPU Zen. Felizmente, esse bug foi corrigido com o código mais recente do compilador LLVM Clang.
O bug, aberto na semana passada, mostrou que o uso de “-march=znver4” em um processador AMD Ryzen 9 7950X resultou em um desempenho cerca de 25% mais lento. , Nesse relatório de bug foi fechado graças a um commit do LLVM que ajustou a divisão i64 para corresponder ao comportamento da CPU Intel.
No entanto, outro relatório de bug foi aberto para o LLVM, encontrando um trecho de código que é 300% mais lento no Zen 4 ao usar “-march=znver4”. Um engenheiro de compilador da AMD foi designado para esse bug.
A AMD tem trabalhado muito em seu Compilador de Otimização C/C++ da AMD (AOCC), mas poderia se beneficiar de um maior investimento no LLVM/Clang e GCC upstream. Com o GCC 14, eles forneceram suporte antecipado ao Zen 5 (znver5) antes do lançamento.
Com bugs de compilador como esses, ainda há muito potencial para os ganhos de desempenho adicionais se a AMD continuar aumentando sua engenharia upstream do GCC e LLVM/Clang, especialmente à medida que o EPYC continua desfrutando de uma grande adoção do HPC.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário