Foi enviada ontem uma correção para a utilidade "cpupower" do kernel Linux, visando lidar corretamente com o relatório de frequência P-State para os próximos processadores AMD Zen 5.
A utilidade cpupower do Linux reside dentro do repositório de código-fonte do kernel e é usada para exibir valores relacionados ao consumo de energia do processador. Acontece que a utilidade cpupower existente não está devidamente calibrada para os processadores Zen 5 (Família 1Ah), apresentando alguns valores estáticos diferentes e outras alterações em comparação com o suporte existente para os processadores AMD.
Como o único patch do pull request do cpupower para o kernel Linux 6.10 -- e que pode ser retrocompatível com kernels estáveis existentes -- está a correção do cpupower para que ele possa relatar corretamente as informações de frequência P-State nos processadores AMD Zen 5 (Família 1Ah). Esta é uma notícia importante para os fãs do cpupower que planejam usá-lo com a próxima geração de processadores AMD Ryzen / EPYC. No geral, parece que o suporte aos processadores AMD Zen 5 já está em grande parte pronto para o Linux, exceto por algumas correções pendentes e outras funcionalidades que ainda não foram anunciadas.
Este ajuste no cpupower garante que a ferramenta continue sendo uma fonte confiável de informações sobre o desempenho e consumo de energia dos processadores, especialmente com a chegada da nova linha AMD Zen 5. Portanto, mantenha-se atualizado com as últimas versões do kernel para aproveitar essas melhorias.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário