O renomado desenvolvedor do kernel Linux, Greg Kroah-Hartman, enviou hoje de manhã as mudanças no USB/Thunderbolt para a janela de mesclagem do Kernel Linux 6.10, que está chegando ao fim neste fim de semana.
Surpreendentemente, em 2024, uma nova variante de adaptador USB para a porta paralela de impressora está sendo introduzida com o Kernel Linux 6.10.
Com o Kernel Linux 6.10, há atualizações para o uso de adaptadores USB para a porta paralela. O driver uss720 do Linux é para lidar com o ASIC de porta paralela USB Lucent USS720. No Kernel Linux 6.10, há suporte para as variantes adicionais do Belkin F5U002 como o adaptador de impressora paralela USB.
O patch que adiciona esta variante de adaptador de impressora paralela USB Belkin explica:
"Este dispositivo é um adaptador de porta paralela USB cinza com "F5U002" impresso no plástico e um adesivo que diz tanto "F5U002" quanto "P80453-A". Ele é identificado no lsusb como "05ab:1001 Suporte à Classe de Impressora BAYI Design In-System". É sutilmente diferente do outro cabo cinza que tenho que tem "F5U002 Rev 2" e "P80453-B" em seu adesivo e ID do dispositivo 050d:0002.
O driver uss720 parece funcionar perfeitamente com este dispositivo, embora o dispositivo evidentemente não suporte o ECP."
Se você tiver um desses adaptadores, agora eles funcionarão sob o Linux em 2024... Mais uma vez, este adaptador de porta paralela USB não é muito surpreendente: foi apenas no ano passado que a Free Software Foundation estava endossando um cabo de impressora USB para porta paralela entre suas recomendações de compras de fim de ano. Em 2019, a FSF certificou o cabo de impressora USB para porta paralela por "Respeitar Sua Liberdade".
Passando para hardware USB mais recente, há a habitual variedade de trabalhos no código do driver Linux USB Type-C. Enquanto isso, o driver USB DWC2 adiciona suporte para a série de SoC Sophgo CV18XX/SG200X. No lado do Thunderbolt, agora há suporte para atualização de NVM para o controlador Intel Maple Ridge.
Veja o pull do USB para a lista completa de novos patches para o Kernel Linux 6.10.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário