FERRAMENTAS LINUX: Richard Hughes lança o Fwupd 1.9.20: Atualização para o Firmware Linux

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Richard Hughes lança o Fwupd 1.9.20: Atualização para o Firmware Linux

 


O mantenedor do Fwupd, Richard Hughes, anunciou o lançamento do Fwupd 1.9.20 hoje. Esta atualização traz uma série de melhorias e suporte expandido para hardware em sistemas operacionais baseados em Linux.

Uma das principais adições desta versão é o suporte para dispositivos de impressão digital FPC FF2. Isso significa que os usuários poderão desfrutar de uma experiência aprimorada ao utilizar dispositivos que empregam essa tecnologia.

Com o Fwupd 1.9.20, Hughes introduziu novas APIs que permitem o upload de relatórios para uso no aplicativo GNOME Firmware. Essa integração aprimorada facilita a gestão e atualização de firmware para os usuários do ambiente GNOME.

Outra adição importante é o suporte para permitir que os usuários carreguem todo o arquivo da lista de dispositivos para o Serviço de firmware do fornecedor Linux (LVFS). Isso simplifica o processo de atualização e garante uma maior compatibilidade com uma variedade de dispositivos.





Além das adições mencionadas, o Fwupd 1.9.20 traz correções de bugs para melhorar a detecção de firmware Synaptics Cayenne e Spyder. Também foram feitas alterações específicas, como a descontinuação da atualização UEFI DBX em sistemas Lenovo IdeaCentre 300-20ISH e a habilitação explícita do suporte a shadow stack em fwupd.service.

Entre outras melhorias, esta versão corrige uma possível sobrecarga de buffer que ocorreu ao ler o número da versão algoltek-usb. Além disso, foi feita uma correção no teste CET HSI, que foi reescrito em linguagem assembly para garantir sua eficácia. A opção --verbose no comando fwupdmgr também foi corrigida para um funcionamento adequado.

Os detalhes completos das alterações podem ser encontrados nas notas de lançamento na página GitHub do projeto Fwupd. A nova versão, Fwupd 1.9.20, já está disponível para download na mesma página.

Agora, resta aguardar a inclusão dessa versão nos repositórios de software estáveis das distribuições GNU/Linux mais populares, o que ocorrerá em breve.





Fonte 

Até a próxiam !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário