FERRAMENTAS LINUX: Impulsionando o desempenho de texturização 3D: Novos patches para as GPUs AMD RDNA1 e anteriores

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Impulsionando o desempenho de texturização 3D: Novos patches para as GPUs AMD RDNA1 e anteriores

 


O proeminente desenvolvedor de drivers OpenGL AMD de código aberto, Marek Olšák, fundiu um novo conjunto de patches que aumentam o desempenho de texturização 3D para aqueles que usam GPUs RDNA1 e anteriores.

Um conjunto de dez patches foi fundido hoje por Marek para o lançamento do Mesa 24.2 no próximo trimestre. Esses patches ajudam a melhorar o desempenho das envelhecidas GPUs GFX6 “Cape Verde, Pitcairn, Tahiti, Oland, Hainan” até as GFX9 “Vega”, bem como as GPUs GFX10 “RDNA1”. A solicitação de merge de Marek simplesmente afirma:

O desempenho de texturização 3D melhorou 1,6x na Vega10 (gfx9) e 2,5x na Tonga (gfx8, o código é compartilhado com gfx6-7). Gfx6-7 com o driver de kernel amdgpu deve obter uma melhoria de desempenho semelhante à Tonga.

DCC MSAA habilitado para gfx10-10.3

Uma otimização de desempenho de texturização 3D de 1,6x na Vega! E texturização 3D 2,5x mais rápida em GPUs ainda mais antigas! Além disso, finalmente temos a compressão de cor delta (DCC) nas GPUs GFX10 (RDNA1) para também ajudar no desempenho.

Com um dos patches da série na GFX9, acaba melhorando o teste de energia SPECViewPerf em 60% na Vega 10.

Outro dos patches confirma que o aumento de desempenho de 2,5x é medido usando a cena de energia SPECViewPerf na Tonga.

Trabalho fascinante como sempre de Marek e impressionante ver esses ganhos sendo feitos em 2024, beneficiando hardware remontando à série Radeon HD 7000 ainda na pilha de drivers Linux de código aberto, considerando que o suporte já era bastante robusto e competitivo.




Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário