O Linux Mint publicou sua atualização de status mensal para abril de 2024, onde discute testes em andamento para um acesso mais rápido e confiável ao repositório via CDN Fastly, além de outros acontecimentos de software interessantes. Entre eles, a probabilidade de criar forks de mais aplicações GNOME e a intenção de tornar suas aplicações XApp mais agnósticas em relação à distribuição.
Os desenvolvedores do Linux Mint trabalharam em várias aplicações por conta própria e as lançaram sob o guarda-chuva XApp. Agora, eles estão buscando torná-lo mais independente. Muitos XApps já estão empacotados para outras distribuições Linux, mas são menos usados por padrão.
A esperança é que, com um XApp mais independente, eles possam colaborar mais com outras distribuições Linux e ver mais contribuições de outras partes. Como parte disso, eles estão procurando que o XApp tenha seus próprios repositórios no GitHub, seu próprio site, etc.
Como parte da biblioteca Adwaita, que atende apenas às necessidades do GNOME e das aplicações que dependem realmente do libAdwaita, eles estão pensando em criar forks de mais versões antigas do GTK3 de diferentes aplicações GNOME para mantê-las como parte do XApp. Entre as novas aplicações que eles estão considerando criar forks estão Celluloid, GNOME Calculator, Simple Scan, Baobab, System Monitor, GNOME Calendar e File Roller.
A atualização de abril do Linux Mint continua a observar: "libAdwaita é para GNOME e apenas GNOME. Não podemos culpar o GNOME por isso, eles foram muito claros sobre isso desde o início. Foi feito especificamente para o GNOME ter mais liberdade e construir seu próprio ecossistema sem impactar o GTK.
Queremos enviar um sinal forte a montante e para outros projetos. Não podemos e não iremos apoiar aplicações que não suportem nossos usuários e ambientes.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário