FERRAMENTAS LINUX: Intel Reestrutura o Driver de Kernel Linux para a NPU "iVPU"

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Intel Reestrutura o Driver de Kernel Linux para a NPU "iVPU"

 


A Intel está reformulando o driver de kernel Linux de código aberto para a sua Unidade de Processamento Neural (NPU), começando com os processadores Core Ultra "Meteor Lake".

Esta reestruturação visa permitir as combinações mais versáteis de CPU e NPU no futuro.

Recentemente, a Intel publicou um conjunto de patches para refatorar a camada de hardware do driver iVPU. A carta de cobertura dos patches explica como estão separando melhor os componentes do suporte da NPU e os componentes IP da NPU para lidar com diferentes configurações em futuros modelos de CPU:

O dispositivo NPU consiste em duas partes: o suporte da NPU e o IP da NPU. O suporte é uma parte específica da plataforma que integra o IP da NPU com a CPU. O IP da NPU é a parte independente da plataforma que realiza a inferência.



Esta refatoração permite o suporte para múltiplas plataformas usando um único IP da NPU. Por exemplo, o IP da NPU 37XX pode ser integrado nas plataformas MTL e LNL.

Assim, a melhor gestão do IP da NPU permite que ele seja reutilizado por futuras gerações de hardware e outras combinações. Isso é crucial para os esforços da Intel em aumentar suas capacidades de IA.

A série de patches atualmente está reestruturando cerca de 2.700 linhas de código dentro do driver acelerador NPU da Intel. Será interessante ver o que o futuro reserva para a NPU da Intel. Pelo menos, a Intel já tem seu suporte de driver de código aberto em vigor para Meteor Lake, assim como o trabalho inicial para Arrow Lake e Lunar Lake.



Enquanto isso, no início deste ano, a AMD trouxe um driver de código aberto "XDNA" para o Ryzen AI no Linux. No entanto, não vimos muita atividade nem comunicações sobre a tentativa de incluir esse driver no kernel principal ou quais são os planos de suporte da Ryzen AI no Linux.

A reestruturação do driver de kernel Linux para a NPU "iVPU" da Intel é um passo significativo na evolução das suas capacidades de IA. A separação dos componentes do suporte e do IP da NPU permitirá uma maior flexibilidade e suporte para futuras plataformas. 

O futuro da IA na Intel parece promissor com essas melhorias contínuas no suporte a drivers de código aberto.




Fonte 

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário