Linus Torvalds anunciou recentemente o lançamento do kernel Linux 6.10-rc1, marcando o fim da janela de merge do Kernel Linux 6.10.
Este lançamento, considerado de tamanho regular, traz diversas melhorias significativas, especialmente em drivers e suporte a hardware.
O kernel Linux 6.10 traz uma série de melhorias para CPUs da AMD e Intel, incluindo suporte aprimorado para o driver de computação AMDKFD em APUs Ryzen menores. Além disso, o suporte ao cliente NFS v2 é desativado por padrão, e há suporte para o IMU do Steam Deck. Outra adição importante é o suporte para mais um adaptador USB para porta paralela e mais trabalho de habilitação para o Qualcomm Snapdragon X Elite.
O trabalho de reparo online do XFS é uma das principais mudanças no sistema de arquivos, superando até mesmo as correções do bcachefs. Há diversas otimizações de desempenho, incluindo melhorias ao abrir arquivos não criptografados e suporte de som para placas gráficas Intel Battlemage.
Entre as otimizações de desempenho, destaca-se a criptografia de disco/arquivo AES-XTS mais rápida para CPUs modernas da Intel e AMD. O IO_uring também recebeu otimizações de desempenho para operações de zero-copy, o que deve melhorar a eficiência em várias aplicações.
O kernel 6.10 remove o suporte a hardware muito antigo da DEC Alpha, indicando um foco maior em tecnologias mais recentes. Além disso, há atualizações de arquitetura, limpezas de código e melhorias nas ferramentas e na documentação.
Uma curiosidade deste lançamento é o novo codinome: "Baby Opossum Posse". Este codinome substitui o anterior "Hurr durr I'ma ninja sloth", que estava em uso desde o Linux 4.0.
O lançamento do Kernel Linux 6.10-rc1 traz uma série de melhorias significativas, especialmente para usuários de hardware AMD e Intel. Com otimizações de desempenho, novas funcionalidades e a remoção de suporte a hardware obsoleto, o Linux continua evoluindo para atender às necessidades modernas.
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário