O sistema de arquivos EROFS, conhecido por ser somente leitura, recebeu melhorias significativas no ciclo do Kernel Linux 6.10.
O código LZ4 foi otimizado para operar melhor em servidores grandes com centenas de núcleos de CPU. No entanto, a principal novidade é a introdução do Zstandard (Zstd) como um algoritmo de compactação alternativo.
O suporte ao Zstd mostrou ter um desempenho superior ao LZ4, embora com uma maior sobrecarga de CPU. Este suporte é especialmente útil para contêineres e hardware embarcado/móvel. Vale ressaltar que, por enquanto, o suporte ao Zstd é considerado experimental.
David Sterba, da SUSE, enviou as atualizações do Btrfs para o Linux 6.10. Este ciclo inclui algumas otimizações de desempenho, além de refatoração de código e melhorias de baixo nível.
Entre as otimizações de desempenho, destacam-se as funções de bloqueio de B-tree integradas para ajudar com alterações pesadas de metadados e o bloqueio relaxado em um intervalo sendo revinculado. Essas melhorias aceleram as verificações de gravação NOCOW e reduzem os intervalos de bloqueio de extensão em vários lugares.
O Btrfs também passou por mais trabalho de conversão de fólio, otimizações de bloqueio de extensão, tratamento aprimorado de erros e outras mudanças. Essas melhorias garantem um desempenho mais eficiente e um manejo mais robusto dos dados.
As melhorias nos sistemas de arquivos EROFS e Btrfs no Kernel Linux 6.10 prometem otimizações significativas de desempenho e novas funcionalidades. O suporte ao Zstd no EROFS e as várias melhorias no Btrfs são passos importantes para a evolução do kernel Linux, beneficiando uma ampla gama de usuários e aplicações.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário