Como parte das mudanças do dm-crypt do DeviceMapper para o Linux 6.10, está sendo adicionada uma nova opção de “alta prioridade”.
O código dm-crypt do kernel Linux, responsável pela criptografia transparente de dispositivos de bloco, passará a honrar uma opção de “alta prioridade” a partir do Linux 6.10. A configuração da opção “alta prioridade” definirá as filas de trabalho do dm-crypt e a thread de escrita como alta prioridade, a fim de melhorar a taxa de transferência e a latência, mas ao custo de uma resposta degradada do sistema.
A correção de Mikulas Patocka, da Red Hat, explica: "Quando WQ_HIGHPRI foi usado para a fila de trabalho kcryptd do dm-crypt, foi relatado que o dm-crypt tem um desempenho ruim quando o sistema está carregado. Devido a relatos de pulos no áudio, o dm-crypt parou de usar WQ_HIGHPRI com o commit f612b2132db5 (Revert “dm crypt: use WQ_HIGHPRI for the IO and crypt workqueues”).
Mas desde então foi determinado que WQ_HIGHPRI proporciona um desempenho melhorado (com latência reduzida) para sistemas high-end com muito mais recursos do que aqueles usuários de laptop/desktop que sofreram com o uso de WQ_HIGHPRI.
Como tal, adicione uma opção “alta prioridade” que permite o uso de WQ_HIGHPRI para as filas de trabalho do dm-crypt e também define a thread de escrita para o nível nice MIN_NICE (-20). Este commit torna isso opcional, para que os usuários normais não sejam prejudicados por isso."
Assim, com essa correção na branch for-next / dm-6.10 do DeviceMapper, há suporte opcional para sistemas high-end definirem a opção “alta prioridade” para desfrutar de maior taxa de transferência e melhor latência. Mas aqueles com hardware de nível inferior provavelmente estarão melhor sem usá-la. A janela de mesclagem do Linux 6.10 será aberta em meados de maio.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário