FERRAMENTAS LINUX: Novidades na Monitorização de Hardware no Kernel Linux 6.10

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Novidades na Monitorização de Hardware no Kernel Linux 6.10

 


A monitorização de hardware, também conhecida como "HWMON" subsystem , recebeu importantes atualizações no kernel Linux 6.10, ampliando suas capacidades e suporte a diferentes dispositivos. Vamos explorar as principais mudanças e adições nesta versão.

Um dos destaques é a inclusão do suporte a mais coolers all-in-one (AIO) para CPUs. Agora, o subsistema HWMON pode monitorar eficientemente uma variedade maior desses dispositivos, garantindo um controle mais preciso das temperaturas dos processadores.

Outra adição importante é o novo driver projetado para expor a monitorização em workstations Lenovo ThinkStation. Isso proporciona aos usuários desses sistemas acesso aos dados de sensor da EC (Controlador Embutido) da Lenovo, permitindo a obtenção de informações sobre velocidades de ventilador (fan speed), temperatura da CPU, DIMM e outros dados térmicos cruciais.

Além das atualizações mencionadas, o kernel Linux 6.10 traz suporte expandido para dispositivos específicos. O driver nzxt-kraken3 agora é capaz de suportar o NZXT Kraken 2023 AIO CPU cooler, exigindo apenas algumas pequenas alterações para garantir compatibilidade com essa versão mais recente do cooler líquido da NZXT.

O driver AquaComputer também recebeu melhorias, adicionando o suporte para os Octo Flow Sensors, ampliando ainda mais a gama de dispositivos suportados pelo HWMON subsystem.

Outra adição significativa é o suporte expandido para os sistemas Dell, com o driver de monitorização de hardware Dell-SMM agora compatível com os modelos Precision 7540 e G5 5505. Isso proporciona aos usuários desses sistemas uma monitorização aprimorada e mais abrangente.

Para obter mais detalhes sobre as atualizações de monitorização de hardware no Linux 6.10, consulte a solicitação de mesclagem que foi incorporada na semana passada, antecipando o lançamento do Kernel Linux 6.10-rc1, programado para o próximo domingo.

Com essas atualizações, o  HWMON subsystem no kernel Linux 6.10 oferece um suporte mais amplo e eficiente para uma variedade de dispositivos, garantindo uma monitorização confiável e precisa do hardware.




Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário