FERRAMENTAS LINUX: Suporte a Laptops AMD Ryzen Framework 13 e Framework 16 no Kernel Linux 6.10

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Suporte a Laptops AMD Ryzen Framework 13 e Framework 16 no Kernel Linux 6.10

 


Os laptops AMD Ryzen Framework 13 e Framework 16 apresentam um controle integrado NPCX, que depende do firmware do Controle Embutido (EC) de código aberto do ChromeOS. 

Com o lançamento do kernel Linux 6.10, o driver "cros_ec_lpc" do Chrome OS está sendo expandido para oferecer suporte aos mais recentes laptops atualizáveis do Framework.

O driver "cros_ec_lpc" tem como objetivo aproveitar a interface LPC do Controlador Embutido do Chrome OS. Devido a algumas nuances específicas entre os modelos AMD Framework 13 e Framework 16 em comparação com o EC convencional do Chrome OS, foram necessárias algumas adições peculiares ao driver upstream para habilitar plenamente esses laptops.

As alterações realizadas na plataforma Chrome para o kernel Linux 6.10 adicionam o suporte aos laptops Framework 13/16 AMD para o driver EC do Chrome OS. Isso representa um avanço significativo na integração desses dispositivos com o ecossistema Linux, proporcionando uma experiência mais fluida e otimizada para os usuários.







Embora não faça parte desta solicitação pull, há um trabalho em andamento para oferecer o suporte a mais funcionalidades do Framework Laptop EC no Linux. Além disso, foi anunciado no início desta semana o desenvolvimento de um driver ChromeOS EC LED para laptops Framework, destinado a controlar os dispositivos LED expostos pelo controle incorporado. Essas melhorias, no entanto, serão implementadas em um kernel futuro.

Em suma, estamos diante de tempos emocionantes, especialmente com o Coreboot adicionando suporte ao Framework Laptop e outros marcos recentes no desenvolvimento de hardware e firmware para sistemas baseados em Linux. O futuro parece promissor para a integração contínua de dispositivos inovadores com o ecossistema Linux.




Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário