Embora o Firewire (IEEE-1394) possa não ser mais tão comum, ainda existem dispositivos, como algumas câmeras de vídeo digitais antigas e equipamentos de áudio profissionais, que dependem dessa interface.
No ano passado, Takashi Sakamoto assumiu como novo mantenedor do Firewire no kernel Linux, após um período de inatividade do código. Sakamoto planeja manter o suporte ao Firewire no Linux até 2029 e já está fazendo um excelente trabalho com o próximo kernel Linux 6.10, que traz o último conjunto de melhorias para o Firewire.
Na terça-feira, Sakamoto enviou as atualizações do Firewire para o Linux 6.10. Surpreendentemente, há uma quantidade significativa de mudanças de código, com interfaces legadas sendo atualizadas e novas melhorias sendo descobertas. Sakamoto explicou em sua solicitação de pullsolicitação de pull que, durante o desenvolvimento do kernel v6.8, percebeu-se a necessidade de utilitários auxiliares para rastrear o estado inicial do barramento.
Essa série de mudanças inclui a adição de eventos tracepoints, que permitem rastrear como o núcleo Firewire funciona durante a redefinição do barramento e a comunicação assíncrona no barramento IEEE 1394. Além disso, foram adicionadas funções inline para resolver a dispersão dos auxiliares de serialização e desserialização para vários tipos de pacotes assíncronos.
As mudanças restantes envolvem a eliminação final do uso de APIs PCI MSI obsoletas. O suporte ao Firewire no Linux continua forte em 2024, com mais melhorias sendo feitas graças a este dedicado mantenedor.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário