O suporte insuficiente ao driver de código aberto upstream para a Unidade de Processamento de Imagem (IPU) da Intel tem sido uma fonte de preocupação nos últimos anos, causando dificuldades para os usuários do Linux ao usar sensores de câmera MIPI em laptops modernos.
Agora, com o lançamento do Kernel Linux 6.10, o driver Intel IPU6 está finalmente sendo incorporado ao subsistema de mídia.
A falta de suporte adequado para o Intel IPU6 no kernel Linux tem sido um problema persistente. Em 2022, os desenvolvedores do kernel aconselhavam os usuários do Linux a evitar laptops Alder Lake devido a problemas com o IPU6. Greg Kroah Hartman, um dos principais desenvolvedores do kernel, expressou sua preocupação na época.
No entanto, menos de dois anos depois, o driver Intel IPU6 está finalmente chegando ao kernel principal do Linux. Após sete revisões, o driver Intel IPU6 foi finalmente incluído na solicitação pull do subsistema de mídia para a janela de mesclagem do Linux 6.10.
Este driver suporta a sexta geração da Unidade de Processamento de Imagem da Intel, permitindo a captura de imagens de sensores de câmera MIPI. Os desenvolvedores da Intel já o utilizaram com sucesso com os sensores ov01a10 e ov2740. O Intel IPU6 é usado para processamento de imagem em hardwares como Tiger Lake, Jasper Lake, Alder Lake, Raptor Lake e Meteor Lake.
Vale ressaltar que, além do driver Intel IPU6 no Linux 6.10, também são necessários os binários de firmware IPU6, que estão disponíveis em linux-firmware.git desde o início do ano. Agora, parece que o Intel IPU6, usado em muitos laptops nos últimos anos, está finalmente recebendo suporte adequado no Linux.
A solicitação de pull de mídia para o Kernel Linux 6.10 também inclui suporte de driver para o hardware Broadcom BCM283x/BCM271x, além de melhorias contínuas no driver Intel AtomISP e outras alterações.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário