Nos últimos meses, houve muita atividade na pilha de gráficos AMD Linux, com a preparação do GFX12 para este IP gráfico de próxima geração, que vem após o GFX11 usado pelo hardware RDNA3. Recentemente, o GFX12 foi incluído no driver RadeonSI para suporte no Linux de mesa.
Os engenheiros da Valve estão cuidando do driver RADV, que é o driver Vulkan não oficial da AMD, assim como fizeram nas gerações anteriores.
Esta semana, Rhys Perry adicionou suporte ao GFX12 assembler no back-end do compilador ACO. Mais tarde, ele adicionou o suporte ao GFX12 wait counters no ACO.
Ontem, Samuel Pitoiset, um desenvolvedor RADV da Valve, abriu uma solicitação de mesclagem com pequenas alterações preliminares para adicionar suporte ao GFX12. Ele disse: "Vários registros de contexto foram movidos no GFX12 e este MR contém pequenas alterações para simplificar a adição de suporte ao GFX12."
Ainda não sabemos quando o suporte real estará disponível, mas parece que o suporte RDNA4/GFX12 pode estar pronto para o lançamento do Mesa 24.2 do próximo trimestre. Espera-se que a AMD lance placas gráficas RDNA4 ainda este ano. No kernel, os novos blocos de IP da AMD estão sendo habilitados nos drivers AMDGPU e AMDKFD.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário