O compilador de shaders da AMD, ACO, uma alternativa ao back-end AMDGPU LLVM, recebeu um novo lote de mudanças em preparação para as GPUs Radeon RDNA4 de próxima geração.
Os desenvolvedores de drivers gráficos open-source da Valve para Linux continuam trabalhando no compilador ACO para tempos de carregamento de jogos mais rápidos e melhor desempenho. O ACO é desenvolvido em estreita colaboração com o driver Mesa RADV Vulkan, enquanto também há suporte disponível, embora menos utilizado, para o driver RadeonSI OpenGL.
Os engenheiros de drivers gráficos Linux da AMD têm incorporado novas IPs GFX12 para RDNA4 no RadeonSI e no código relacionado do Mesa. Isso foi seguido pelos engenheiros da Valve preparando o RADV para o RDNA4 e, agora, também vemos mais trabalho no ACO em torno do GFX12 (RDNA4).
Essas mudanças foram incorporadas ao Mesa 24.2-devel na terça-feira por Rhys Perry, parte da equipe de gráficos Linux da Valve. Os 10 patches fazem várias alterações no compilador ACO em preparação para o núcleo gráfico GFX12. Barreiras de grupo de trabalho, relógio de shader de subgrupo e outros recursos agora estão configurados para o GFX12, além de correções para sua ISA.
Ontem, o engenheiro da Valve, Samuel Pitoiset, abriu um pedido de merge para o radv: suporte inicial ao GFX12. Pitoiset comentou:
"Ainda há muitas coisas faltando em comparação com o suporte RadeonSI GFX12, mas vamos começar com este primeiro lote."
Esse pedido de mesclagem, em sua forma atual, contém 33 patches preparando o suporte ao GFX12.
Espera-se que o Mesa 24.2 estabilize o suporte para GFX12/RDNA4, de modo que, quando as novas placas gráficas AMD Radeon forem lançadas, haja um bom suporte pronto para o uso no desktop Linux.
As preparações contínuas para as GPUs Radeon RDNA4 destacam o compromisso dos engenheiros da Valve e da AMD em melhorar o desempenho e a compatibilidade dos drivers gráficos Linux. Com as próximas atualizações no Mesa, os usuários podem esperar uma experiência otimizada e um suporte robusto para as novas placas gráficas AMD Radeon. Acompanhe as atualizações do Mesa 24.2 para aproveitar ao máximo os avanços do ACO e do suporte ao GFX12.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário