A Fundação Raspberry Pi anunciou hoje a disponibilidade beta do Raspberry Pi Connect, uma solução inovadora para acessar remotamente a interface gráfica do seu Raspberry Pi via navegador web.
Gordon Hollingworth, da Raspberry Pi, explicou a importância do Raspberry Pi Connect: “É extremamente útil poder acessar a área de trabalho do seu Raspberry Pi remotamente. Existem várias tecnologias que podem ser usadas para isso, incluindo VNC e, claro, o próprio protocolo X. No entanto, elas podem ser difíceis de configurar, especialmente quando se tenta acessar uma máquina em uma rede local diferente. Com a transição para o Wayland no Raspberry Pi OS Bookworm, o suporte clássico ao desktop remoto X não está mais disponível. Queríamos fornecer essa funcionalidade com nossa abordagem usual de ‘simplesmente funciona’. Assim nasceu o Raspberry Pi Connect.”
O Raspberry Pi Connect pode ser facilmente instalado por aqueles que usam o Raspberry Pi OS Bookworm com Wayland através de um simples comando: sudo apt install rpi-connect.
O Raspberry Pi Connect utiliza a tecnologia peer-to-peer WebRTC para a sessão gráfica remota. O site do Raspberry Pi Connect é usado para ajudar a negociar a conexão entre o seu dispositivo Raspberry Pi e o cliente remoto que deseja iniciar a sessão. Se a conexão direta peer-to-peer não funcionar, há a possibilidade de encaminhar o tráfego de forma segura através dos servidores do Raspberry Pi Connect com criptografia DTLS.
Para saber mais sobre o Raspberry Pi Connect, visite o Blog Raspberry Pi.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário