FERRAMENTAS LINUX: ReiserFS: Uma Última Mudança no Kernel Linux

terça-feira, 21 de maio de 2024

ReiserFS: Uma Última Mudança no Kernel Linux

 


Embora o ReiserFS esteja obsoleto e eventualmente seja retirado do kernel Linux upstream no Kernel Linux 6.10, há uma última mudança no ReiserFS que foi solicitada pelo ex-desenvolvedor líder Hans Reiser.

O principal desenvolvedor do ReiserFS e assassino condenado, Hans Reiser, há alguns meses, escreveu cartas para se tornarem públicas, se desculpando por seus erros sociais e outros comentários. Em suas comunicações escritas, ele também fez uma última solicitação para o ReiserFS no kernel Linux: "Assumindo que a decisão é remover o [ReiserFS] V3 do kernel, tenho apenas um pedido: que para uma última versão o README seja editado para adicionar Mikhail Gilula, Konstantin Shvachko e Anatoly Pinchuk aos créditos, e para excluir qualquer coisa lá eu poderia ter dito por que eles não foram creditados. É hora de deixar ir."

Hans credita suas melhores habilidades sociais e de comunicação aprendidas na prisão, entre outros detalhes compartilhados nas cartas públicas.




De acordo com a solicitação indireta de Hans Reiser, Jan Kara da SUSE alterou o arquivo README do ReiserFS com as mudanças que estão acontecendo hoje no kernel Linux 6.10. A linguagem negativa foi removida e, em vez disso, reconheceu as suas contribuições.

A mudança ocorreu hoje como parte da fusão do linux-fs com o Linux 6.10. As contribuições de Mikhail Gilula, Konstantin Shvachko e Anatoly Pinchuk foram finalmente reconhecidas, removendo qualquer comentário negativo que pudesse existir anteriormente.

Apesar dos escândalos envolvendo Hans Reiser, o ReiserFS teve um impacto significativo no desenvolvimento de sistemas de arquivos. Sua última versão no kernel Linux 6.10 marca o fim de uma era, mas também celebra as contribuições de outros desenvolvedores que trabalharam no projeto.

Com a remoção do ReiserFS do kernel Linux, encerra-se um capítulo controverso, mas importante, da história dos sistemas de arquivos. A última mudança solicitada por Hans Reiser garante que todos os contribuintes sejam devidamente reconhecidos, encerrando este ciclo com uma nota de justiça e reconhecimento.




Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário