No mês passado, os engenheiros da AMD Linux publicaram uma série de patches para melhorar o manuseio de CPUs com tipos de núcleos heterogêneos.
Isso visa aprimorar o escalonamento de frequência da CPU P-State em CPUs que apresentam uma mistura de núcleos convencionais e núcleos de eficiência, como os Zen 4 e Zen 4C.
Hoje, foi postada a terceira iteração desses patches.
O engenheiro da AMD, Perry Yuan, explica sobre essa série de patches do driver "amd_pstate":
"Este conjunto de patches aborda problemas críticos e melhora as configurações de desempenho para CPUs com tipos de núcleos heterogêneos no driver amd_pstate. Especificamente, resolve problemas relacionados ao cálculo do desempenho e frequência mais altos nas CPUs mais recentes com núcleos preferenciais. Além disso, o conjunto de patches inclui melhorias na documentação em amd-pstate.rst, oferecendo um guia abrangente que cobre tópicos como requisitos de reinicialização recomendados durante a troca de drivers e procedimentos de depuração para falhas de carregamento do driver."
O mais interessante da série é a otimização para a topologia de núcleos heterogêneos para inicialização do desempenho máximo:
"Introduz uma otimização no driver AMD-Pstate implementando uma topologia de núcleos heterogêneos para a inicialização do valor de desempenho mais alto durante o carregamento do driver. Existem dois tipos de núcleos projetados, incluindo núcleo de desempenho e núcleo de eficiência. Cada tipo de núcleo tem valores diferentes de desempenho e frequência configurados pela plataforma. O driver amd_pstate precisa identificar o tipo de núcleo para definir corretamente o valor de desempenho mais alto apropriado.
O X86_FEATURE_HETERO_CORE_TOPOLOGY é usado para identificar se o processador suporta um tipo de núcleo heterogêneo lendo a folha CPUID Fn_0x80000026_EAX e o bit 30. Se o bit estiver configurado como um, então o driver amd_pstate verificará os bits 30:28 do EBX para obter o tipo de núcleo."
Com os patches da v3patches da v3, foi realizada uma revisão adicional do código, eles foram rebaseados contra a árvore de gerenciamento de energia mais recente do Linux, mais testes foram concluídos e várias correções foram feitas.
Espera-se que esses patches do driver AMD P-State estejam prontos para o ciclo do kernel Linux v6.11 ainda neste verão.
Para mais informações e atualizações, acompanhe o desenvolvimento através dos canais oficiais da AMD e da comunidade Linux.
Nenhum comentário:
Postar um comentário