Em abril, o Fedora estava considerando substituir o Redis pelo Valkey devido às mudanças de licenciamento do software upstream do Redis.
Na reunião do Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo) de ontem, eles agora aprovaram a substituição do Redis pelo Valkey.
O Valkey é um fork do Redis iniciado pela Linux Foundation em março, após o Redis adotar uma política de licenciamento dual para futuros lançamentos.
O Valkey mantém uma licença BSD de 3 cláusulas para este fork a partir do Redis 7.2.4. O Valkey sob a tutela da Linux Foundation está sendo apoiado pela Amazon/AWS, Google Cloud, Oracle, Snap e outras grandes organizações.
Depois de semanas de debate e teste dos novos pacotes RPM do Valkey, o FESCo do Fedora agora aprovou a substituição do Redis pelo Valkey. A partir do Fedora 41, o Redis será substituído pelo Valkey. Um pacote de compatibilidade "valkey-compat" tornará isso praticamente transparente para os usuários do Fedora que atualmente dependem do Redis.
As unidades systemd do Valkey também terão aliases para facilitar a migração do Redis para o Valkey.
Aqueles que desejam saber mais sobre o fork do Redis para armazenamento de dados em memória Valkey podem fazê-lo no site do projeto através de Valkey.io.
Nenhum comentário:
Postar um comentário