Os engenheiros de compiladores da IBM estão prontos para ativar o suporte POWER11 dentro da Coleção de Compiladores GNU (GCC), conectando a opção "-mcpu=power11".
Um conjunto de patches para conectar -mcpu=power11 ao suporte IBM POWER11 foi submetido para o GCC com a esperança de que seja mesclado em breve para o GCC 15. Após algum tempo, eles também esperam que esses patches sejam retroportados para a série estável GCC 14 para um lançamento futuro.
Os novos patches fazem com que -mcpu=power11 funcione antes dos próximos processadores POWER11. A opção -mtune=power11 também está conectada com um segundo patch, mas por enquanto as informações de ajuste são as mesmas que nos processadores POWER10 atuais.
Este suporte POWER11 do GCC acompanha o recente suporte do GNU Binutils para POWER11 também. A IBM testou este suporte do compilador POWER11 em sistemas little endian e big endian.
Os patches estão em revisão na lista de discussão do GCC com a esperança de serem mesclados no Git do GCC nos próximos dias.
O POWER11 é o sucessor dos CPUs POWER10 que foram anunciados em 2020. Detalhes públicos sobre o POWER11 têm permanecido escassos além do que tenho visto no kernel, compiladores e em outros softwares de código aberto. Mas com um aumento recente no trabalho do POWER11 para os compiladores e kernels, presumivelmente em breve ouviremos mais sobre o POWER11 da IBM.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário