Foi mais uma semana agitada para a pilha de drivers gráficos AMD Linux de código aberto, com preparativos contínuos para habilitar o suporte para os gráficos de próxima geração RDNA4 (bem como ajustes contínuos para RDNA3+ / RDNA 3.5.
Como observado no início desta semana, houve muitas mudanças relacionadas ao RDNA4 para o driver RadeonSI. Conforme relatado anteriormente, a Valve começou a implementar mais alterações no compilador ACO para o RDNA4/GFX12, uma alternativa ao back-end do compilador AMDGPU LLVM shader. Desde então, a atividade de código continuou na preparação do driver Linux de código aberto para o hardware AMD Radeon de próxima geração.
Samuel Pitoiset, da Valve, aplicou 33 patches fornecendo o suporte inicial ao GFX12 (RDNA4) para o driver RADV Vulkan. Isso foi seguido por uma segunda rodada de suporte ao GFX12 com mais 15 patches, trabalhando para ajustar o suporte ao IP gráfico para o hardware RDNA4. Esses patches também foram integrados ao Mesa 24.2.
Ainda não foram integradas, mas Rhys Perry abriu outra solicitação de mesclagem com mais alterações no compilador ACO para o GFX12. Marek Olsak, para o GFX12 com a RadeonSI, abriu uma solicitação de mesclagem adicionando o suporte à compressão de cores delta (DCC) para o GFX12, correções e outras limpezas para as GPUs de próxima geração. Foi uma semana movimentada no mundo dos drivers de código aberto em torno do GFX12.
Fora do bloco de IP gráfico, uma solicitação de mesclagem desta semana da AMD finalizou o suporte à codificação de vídeo AV1 para o IP Video Core Next 5.0.
A essa velocidade, espera-se que o lançamento estável do Mesa 24.2 em agosto tenha um bom suporte para essas futuras placas gráficas Radeon.
O progresso rápido e contínuo na integração de suporte para o RDNA4 no ecossistema de drivers de código aberto da AMD é um sinal promissor para os usuários. Com melhorias no compilador, suporte à compressão de cores e codificação de vídeo, a expectativa é alta para o lançamento do Mesa 24.2 e o desempenho das novas GPUs Radeon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário