FERRAMENTAS LINUX: Mídia-educação.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mídia-educação.

          O texto Mídia-educação  no contexto escolar do autor Silvio da Costa é muito interesasante na medida  que  mostra a evolução  da educação com a chegada das mídias,
Seria muito interessante  que o texto fosse disponibilizado a  todos os professores e que as etapas sugeridas pelo professor Sergio fossem seguidas. Qunato aas diferentes formas de comunicação considero que muitosa professores já estão utilizando-as e constato  que há um certo receio de que a linguagem culta seja deixada de lado em detrimento do uso exagerado de formas menos cultas, porém como a linguagem é viva acredito que não haverá problemas, principalmente para os jovens que pretendem  seguir a vida acadêmica.
          Observo porém que a realidade do professor que pesquisou em escolas de Florianópolis-SC. não ccorresponde à totalidade do país. Ainda existem municípios que não possuem televisores, dvds, datashow, compiutadores. Em algumas regiões a energia eléttrica é precária ,  zonas rurais , por exemplo, e não existem professores responsáveis pelos laboratórios de informática  em toda a rede escolar., Nas escolas rurais não existem salas adaptadas. Para os professores é difícil conciliar turmas multiseriadas com laboratório de informática, apresentar vídeos para séries diferentes num mesmo espaço fisico e de tempo.
          As escolas públicas apresentam uma realidade que está bem longe do ideal. poucos computadores para muitos alunos,  não há um planejamento do professor de sala com o do laboratório, a  internet de baixa velocidade, computadores (UCA) que não servem  para o ensino ao aluno, pois carecem de ferramentas educacionais.  Governos que demonstram completo desinteresse pela educação etc..  Projetos de educação que não passam de "meras" campanhas eleitorais.
         Aos alunos de escolas particulares são oferecidas mais oportunidades mas é importante lembrar que alunos de rede  pública também são capazes de concorrer e conseguir desempenho muito bom desde que lhes sejam oferecidas oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário