Ao ler uma notícia no site Catcho sobre o surgimento de uma nova didática _ a gamificação ou seja, através de jogos o professor desenvolveria uma metodologia que, sem dúvida, despertará a atenção dos alunos possibilitando uma aprendizagem mais dinâmica e atraente, haja vista que os jogos oferecem um crescente desafio aos jovens.
Todos sabemos que o atual ensino necessita de atualizações de currículo, porém outros aspectos do processo ensino-aprendizagem também necessitam ser reavaliados.
O ensino atual é, ainda hoje, pautado nos moldes "cuspe e giz" apesar do Programa PROINFO ter sido criado em 1997 muitos professores ainda não utilizam os Laboratórios de Informática adequadamente.
Outro desafio é a escolha dos elaboradores dos jogos ( geralmente pesquisadores das Universidades) que deveriam consultar as bases da educação ( professores do ensino básico), como exemplo cito o Logo - Linguagem de Programção interpretada que não foi divulgado nem para os cursos de licenciatura em Matemática mas que é oferecido no Linux Educacional como linguagem de programação e no Mandriva mini para o UCA ( Um Computador por Aluno ) e distribuido para as Prefeituras.
Imnportante observar que os jogos precisam apresentar graus de dificuldades crescentes objetivando prender o interesse dos alunos, por exemplo se eu criar um jogo de quebra-cabeças preciso criar uma opção de "continuar" apresentando um quebra-cabeça mais elaborado, criando várias fases.
Fica a dica As crianças são espertas e se desmotivam com facilidade em jogar o mesmo jogo. Elas gostam de desafios.
link da reportagem no Catcho
http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/noticias/gamificacao-do-ensino-uma-nova-didatica
Nenhum comentário:
Postar um comentário