Se você é um programador ou está começando nessa área e sempre usou Windows até o momento e deseja migrar para Linux? Então configura agora algumas dicas e sugestões simples que podem ajudar na sua migração.
Programe também no Linux
Para muitos que usam o Linux há um certo tempo fazer a pergunta "Pode programar no Linux" soa até bem boba, já que o Linux é a melhor plataforma para isso., mas muitos que estão começando tem essa dúvida.
Muitos devem achar que até para programar nas principais linguagens de programação é complicado no Linux, mas a verdade é que, se prestar atenção, muito bem, o Linux em si já é um sistema operacional que proporciona uma melhor desenvoltura na hora de programar, pois pode ser feito pelo próprio terminal dos SO baseados em Linux.
Conheça abaixo 3 IDEs que são ideais para programar no Linux.
1º NetBeans
O NetBeans é uma IDE que possui versões tanto para Windows, quanto para MAC OS X como para Linux também. Este IDE, trabalha com as linguagens de programação JAVA, HTML5, C e C++, PHP/ MySQL.
Caso queira instalar o NetBenas no Ubuntu veja esse vídeo.
2º Eclipse
O Eclipse é uma IDE que serve tanto para desenvolvimento e programação em diversas linguagens, entre elas se encontra o PYTHON, eu particularmente não usei ainda e não sei como é trabalhar com esta IDE, mais pretendo experimentar, porém acho a interface dele parecida com a do Netbeans.
Para os que trabalham com a linguagem RUBY, existe o RVM, que assim que instalado permite usar a linguagem RUBY pelo terminal do Linux (Ubuntu e Fedora ou outras).
Termino aqui meu novo artigo indicando para aqueles que estão migrando para o Linux mais uma vez os programas (aplicativos equivalente de Windows no Linux). Grande abraço e até a próxima.
O Mono Develop é um aplicativo que permite você programar em C#, ele inclusive permite o Uso do Asp.net, VB.net, e outras linguagens usadas no Visual Studio, e isto faz deste na minha opinião o melhor aplicativo equivalente ao Visual Studio Express da Microsoft. O Mono Develop encontra-se disponível nos repositórios do Ubuntu, e pode ser instalado facilmente pela Central de Aplicativos do Ubuntu.
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário