Foi anunciado ontem, 10 de fevereiro de 2016, o lançamento do LibreOffice 5.1, este lançamento traz grandes novidades e muitos destaques no mecanismo de interoperabilidade, estando disponível para os sistemas GNU/Linux, Mac OS X e Windows.
O LibreOffice é uma suíte de escritório de código aberto de grande prestígio na comunidade GNU/Linux e em outras plataformas. Foi baixado 120 milhões de vezes desde o lançamento em janeiro de 2011. Vem sendo implantado com sucesso por grandes organizações em todos os continentes, tendo como destaque mais recente, a utilização por parte da equipe de defesa do Governo Italiano com mais de 100 mil desktops.
A nova versão vem recheada de grandes novidades, o LibreOffice 5.1 oferece uma interface de usuário reorganizada e várias características orientadas para implantações corporativas melhoraram: melhor suporte para ODF 1.2, interoperabilidade com formatos de documentos proprietários e gerenciamento de arquivos em servidores remotos.
Entre os principais destaque podemos citar:
- A interface do usuário foi complemente reorganizada, fornecendo acesso mais rápido aos recursos mais usados. Um novo menu foi adicionado para cada uma das aplicações. Além disso, vários ícones e itens de menu foram reposicionados de acordo com as preferências do usuário.
- Foi melhorada a compatibilidade com formatos de documentos proprietários, como parte de um grande esforço para melhor interoperabilidade com outros softwares de produtividade. Além disso, foram adicionados filtros para o Apple Keynote 6, Microsoft Word e arquivos do Gnumeric.
- A engine de fórmulas do Calc foi melhorada com recursos de restrições de endereçamento em referências de tabela estruturada e âncoras de linha/coluna, interoperabilidade com planilhas OOXML e compatibilidade com o ODF 1.2.
- O acesso de arquivo em servidores remotos como o Sharepoint, Google Drive e Alfesco pode ser acessado no menu de arquivo sem a necessidade de uma janela de diálogo.
- A lista completa com os recursos mais significativos pode ser acessada no link do changelog abaixo.
Jan Holesovsky, diretora e membra da equipe de projeto da TDF comentou:
"O terceiro ciclo de desenvolvimento do LibreOffice está nos levando para um novo conceito de interface do usuário, onde o mesmo será capaz de escolher a melhor organização dos elementos na tela, atendendo às suas próprias necessidades."O novo LibreOffice 5.1 está disponível para os sistemas GNU/Linux, Mac OS X e Windows, para baixá-lo acesse o link de download abaixo e experimente as novas funcionalidades desta ferramenta incrível.
Para ver o changelog do lançamento, clique aqui.
Para fazer do download do Libre Office, Clique no link abaixo:
Até a próxima !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário