O servidor de exibição Wayland está começando a ser adotado
A revolução começou, e parece que o servidor de exibição de próxima geração, Wayland, está aqui para ficar, sendo adotado por distribuições mais e mais GNU / Linux a cada mês.
O Projeto Fedora foi o primeiro a anunciar que eles estavam mudando para usar Wayland por padrão para o próximo sistema operacional Fedora 25 Linux , mas seria implementada apenas para a edição Fedora Workstation, que é fornecido com o ambiente desktop GNOME 3.
E agora parece que Wayland será o servidor de exibição padrão para distros baseadas no KDE, como o KDE Neon, como desenvolvedor KDE Martin GRASSLIN tem orgulho de anunciar hoje, 06 de setembro de 2016, que o KDE Neon Developer Edition é a mudança para Wayland por padrão nas próximas semanas.
"Isso é realmente emocionante. É provavelmente o maior passo no sentido de Wayland, por padrão, a comunidade KDE já tomadas. Espero que outros sistemas de distribuição contínuas seguirá para que possamos obter muitos usuários entusiastas para tentar Wayland", diz Martin GRASSLIN num anúncio de blogue .
Eles estão esperando para o KDE Plasma 5.8 LTS para ser lançado.
A decisão de usar Wayland por padrão para o KDE Neon Developer Edition foi tomada pelos desenvolvedores do KDE durante Akademy conferência KDE deste ano, mas parece que, antes de fazer a grande jogada, eles precisam primeiro empurrar um pacote Xwayland mais recente, o mais recente QtWayland 5,7 de construção, e, claro, o grande ambiente de desktop KDE Plasma 5,8 LTS .
No entanto, Wayland será habilitado somente para aqueles que estão usando Intel placas gráficas, como nada mudará para os usuários Nvidia e AMD Radeon. KDE Plasma 5.8 LTS vai chegar nos canais estáveis em 4 de Outubro, 2016, assim que você vai ter que esperar até lá para tentar KDE Neon Developer com Wayland.
Fonte
Até a próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário