O problema era o firmware de GPU antigo e quebrado da PS4.
Após o post sobre o Linux e do Steam sendo executados em um PS4 com o firmware 4.05 em 33C3, no ano passado, Hector Martin da equipe fail0verflow só caiu a grande notícia hoje cedo que Vulkan é executado em PS4.
Por enquanto, há apenas uma imagem, e, como mostrado no tweet anexado abaixo, O PlayStation 4 é executado no Vulkan com o kernel Linux 4.10 RC2 e de propriedade da AMD o driver de gráficos para sistemas operacionais baseados em Linux AMDGPU-PRO16,50 . Também nos mostra o poderoso emulador Dolphin GameCube e Wii e as demonstrações Vulkan padrão.
O Vulkan é atualmente a API gráficos de próxima geração (Application Programming Interface) projetado para oferecer acesso de alta eficiência para unidades de processamento gráfico (GPUs modernas) nos principais plataformas como Linux e Windows. Algum dia, pode vir a ser a alternativa OpenGL que sonhamos por tanto tempo.
De acordo com Hector Martin, Vulkan não funcionou corretamente na PlayStation 4 até agora por causa de seu firmware de GPU velho e quebrado. Quando solicitado por um usuário qual era o problema, o desenvolvedor respondeu: "O firmware do GP4 PS4 estava muito velho e quebrado, mas parece que funciona bem com o firmware Bonaire (depois de ajustar o tamanho)".
Com isso fora do caminho, não há nada que impeça alguém de transformar seu console de jogos PlayStation 4 em uma verdadeira unidade de Máquina de Vapor para jogar jogos, alimentado por um sistema operacional baseado em Linux, é claro. Hector Martin atualmente orgulhosamente corre no Gentoo Linux com o desktop Xfce leve em seu PS4.
It's official: The PS4 runs Vulkan. PS4 Linux 4.10-rc2, AMDGPU-PRO 16.50, Dolphin and the Vulkan demos. pic.twitter.com/R68y2nZKPS— Hector Martin (@marcan42) 6 de janeiro de 2017
Fonte
Até a próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário